O que dizer deste que, a cada dia que passa, tem se tornado o maior amor do mundo? O que dizer deste que está ajudando (e já ajudou muitos) necessitados? O que dizer deste que tem ajudado nações a conquistar a paz?
Isto é o futebol. Um esporte coletivo (embora muitos se esqueçam disso) que, com seu amor, transforma o mundo. Podemos pensar nele como o "cabo-eleitoral" da paz mundial (ou sonhar é demais?). Apenas pensemos no futebol no futebol como o grande amor do mundo por décadas e décadas.
Mas nem só de amor vive o esporte, hoje é também um negócio. O futebol tem sido um dos maiores movimentadores de dinheiro do mundo por muito tempo. A grande jogada de marketing dos tempos modernos está no futebol. Um esporte assistido por milhares de pessoas no mundo todo, Um esporte que cria ídolos de tempos em tempos (em intervalos mais curtos do que parece).
Todos os fatores atraem espectadores, jogadores, investidores e até criminosos para o meio. Algo que ja se mostrou eficaz contra alguns valores, como o egoísmo e a injustiça, agora serve a eles de maneira instigante. Claro que muito disso vem do glamour apresentado pelas emissoras de televisão e pelo dinheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário